CuriosidadesMundo Animal

QUE MARMOTA É ESSA?

Descubra os Segredos da Espécie Mais Conhecida dos Alpes e das Montanhas Rochosas, saiba também o porque do ditado popular (Que marmota é essa)

A Fascinante Vida da Marmota: Comportamento, Habitat e Curiosidades. O porque do ditado popular  (Que marmota é essa).

A marmota é um animal conhecido por muitos, principalmente pelas pessoas que vivem em regiões de montanha. Com sua aparência fofa e comportamento peculiar, essa espécie tem despertado a curiosidade de muitos estudiosos e amantes da natureza

Comportamento

As marmotas são animais diurnos e sociais, vivendo em grupos que variam de 2 a 20 indivíduos, dependendo da espécie e do habitat. Elas são conhecidas por serem animais muito barulhentos, emitindo diversos sons para se comunicar, desde apitos agudos para alertar sobre possíveis predadores, até sons mais graves para se comunicar com outros membros do grupo.

Durante o inverno, as marmotas hibernam em seus buracos, diminuindo seu metabolismo e temperatura corporal para conservar energia. Durante essa época, elas não se alimentam e sobrevivem com as reservas de gordura acumuladas no verão. Quando a primavera chega, as marmotas emergem de seus buracos, comem muito para recuperar o peso perdido e se preparam para a reprodução.

Seu Habitat

As marmotas são encontradas em regiões montanhosas, principalmente nos Alpes europeus e nas Montanhas Rochosas da América do Norte. Elas vivem em colônias de buracos subterrâneos, que podem ser tão grandes que abrigam várias famílias de marmotas. Esses buracos têm várias entradas e saídas, e podem ter até 10 metros de profundidade.

De que se Alimentam?

As marmotas são herbívoras e se alimentam de plantas, principalmente gramíneas, folhas, flores e raízes. Elas são importantes para a ecologia das regiões montanhosas, já que ajudam a manter a vegetação controlando seu crescimento e distribuindo sementes.

5 Curiosidades

  1. Existem 14 espécies de marmotas no mundo.
  2. As marmotas são parentes próximas dos esquilos.
  3. As marmotas têm dentes afiados que crescem continuamente durante toda a sua vida, assim como os dentes dos roedores.
  4. A marmota alpina é a única espécie de marmota encontrada na Europa, enquanto as outras espécies são encontradas na América do Norte e Ásia.
  5. A marmota é conhecida por prever o tempo, já que é comum vê-las se escondendo em seus buracos antes de uma tempestade.

O porque do ditado Popular que Marmota é essa?

O ditado popular “marmota é essa” é usado quando alguém está se comportando de maneira preguiçosa ou procrastinando uma tarefa. A origem desse ditado vem do comportamento da marmota durante a hibernação.

Durante o inverno, as marmotas hibernam em seus buracos, diminuindo seu metabolismo e temperatura corporal para conservar energia.

Assim, a expressão “marmota é essa” sugere que a pessoa está sendo tão preguiçosa ou inativa como uma marmota em hibernação.

Conclusão

As marmotas são animais fascinantes, com um comportamento peculiar e um papel importante no ecossistema das regiões montanhosas onde vivem. Com seu apito característico e sua aparência fofa, elas despertam a curiosidade de muitos estudiosos e amantes da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo