MistériosSaúde e Bem Estar

Mito e Realidade: “Bebê nasce segurando Diu” Chances de Engravidar Usando o Método Contraceptivo

Desvendando a Eficácia dos Métodos Contraceptivos e Desmistificando Mitos

Fotos de recém-nascidos segurando delicados dispositivos intrauterinos (DIUs) podem levar a impressão de que os métodos contraceptivos falham com mais frequência do que se imagina. A imagem de um bebê segurando o DIU como um troféu pode parecer surpreendente, mas a realidade é muito diferente.

Especialistas apontam que os dispositivos intrauterinos, sejam eles de cobre ou hormonais, são considerados entre os métodos mais confiáveis para evitar gestações não planejadas. Ambos os tipos têm taxas de proteção superiores a 99%, comparáveis a procedimentos cirúrgicos como a laqueadura ou vasectomia.

Mitigando Mitos

Fotos ou relatos de mulheres que engravidaram enquanto usavam DIU costumam atrair atenção devido à raridade desses eventos. Helga Marquesini, ginecologista do Hospital Sírio Libanês, aponta que, embora a probabilidade de gravidez associada ao DIU seja inferior a uma em cada 100 mulheres por ano, a ocorrência de gestações com o uso de pílulas é mais comum. A raridade do caso de um bebê nascendo com um DIU na mão é o que gera interesse.

DIU: saiba como funciona, as vantagens e desvantagens do método - Estadão

Os métodos contraceptivos, incluindo o DIU, demonstram eficácia nos estudos clínicos. Por exemplo, o uso ideal da pílula combinada de progestagênio possui um risco de engravidar de 0,3%. No entanto, esse número aumenta para 8% no uso típico, no qual as mulheres podem esquecer ou tomar a pílula em horários variados.

Eficácia dos Métodos de Ação Prolongada

O uso correto do DIU, seja ele de cobre ou hormonal, é altamente eficaz na prevenção da gravidez. O DIU é até 20 vezes mais eficaz na prevenção da gravidez do que métodos de ação rápida. Em casos raros de falha do DIU, muitas vezes ocorre devido ao posicionamento inadequado.

Como evitar a gravidez usando o DIU hormonal - Gravidez Saudável

A ginecologista Ilza Monteiro, vice-presidente da Comissão Nacional de Anticoncepcionais da Febrasgo, explica que o DIU mal posicionado pode aumentar a probabilidade de falha do método. Recomenda-se consultas regulares para verificar a posição do dispositivo.

Mito do Bebê “Nascendo com o DIU”

As fotos de bebês “nascendo com o DIU” são altamente improváveis devido ao desenvolvimento fetal. O bebê é protegido pela bolsa amniótica, isolando-o do útero e do DIU. Além disso, o processo de nascimento envolve a passagem pelo canal de parto, o que torna praticamente impossível que o DIU seja expelido junto com o bebê.

Bebê nasce segurando o DIU? Médico explica se é possível - Minha Vida

O Papel do DIU na Contracepção

O DIU é um dispositivo em formato de “T” inserido no útero para prevenir a concepção. A versão hormonal e a de cobre têm mecanismos distintos, mas ambos impedem que os espermatozoides alcancem os óvulos.

Embora o DIU seja altamente eficaz, não protege contra infecções sexualmente transmissíveis. A ginecologista Ilza Monteiro ressalta a importância do uso da camisinha para prevenir infecções.

Não Prejudica a Fertilidade Futura

O DIU não tem efeitos permanentes sobre a fertilidade. Uma vez removido, o corpo volta ao funcionamento normal e a concepção é possível. Estudos não demonstraram diferenças nas taxas de gestação após 1 ano entre ex-usuárias de DIUs, implantes e outros contraceptivos.

Em resumo, as chances de engravidar usando o DIU são extremamente baixas. O método é altamente eficaz e confiável quando usado corretamente. Embora histórias de falha possam ser sensacionalistas, a realidade científica demonstra que o DIU é uma opção segura e eficaz para prevenir a gravidez indesejada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo