Entretenimento

Mistério Felino: Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Você já levou um susto ao ver dois pontos brilhantes no escuro e, ao se aproximar, percebeu que era seu gato te observando? Pois saiba que esse brilho nos olhos dos felinos não é mágica nem sobrenatural é ciência (e um pouco de evolução também)!

Os gatos, assim como outros animais noturnos (cães, raposas, guaxinins e até alguns peixes), têm uma estrutura especial nos olhos chamada tapetum lucidum uma camada reflexiva localizada atrás da retina.

Essa estrutura funciona como um espelho interno, refletindo a luz que entra nos olhos e não foi absorvida na primeira passagem pela retina. Isso dobra as chances de captar luz e melhora significativamente a visão noturna dos felinos.

OS GATOS CONSEGUEM VER NO ESCURO?

 Os gatos enxergam no escuro total?

Tapetum lucidum - vet-Anatomy - IMAIOS

Não exatamente. Apesar de verem muito melhor do que os humanos com pouca luz, os gatos ainda precisam de pelo menos alguma fonte de luz mesmo que mínima, como a de uma vela ou luz da lua. O tapetum lucidum só reflete luz existente.

Ou seja, no escuro absoluto, nem eles enxergam. Mas na penumbra, os olhos felinos são praticamente superpoderosos

Evolução: Um traço de caçadores noturnos

Os gatos domésticos descendem de felinos selvagens que caçavam ao entardecer e à noite. Para capturar presas pequenas e ágeis no escuro, eles precisavam de uma visão extremamente sensível à luz.

O tapetum lucidum foi essencial nesse processo evolutivo. Ele permite que a pupila, que já se dilata bastante em ambientes escuros, aproveite cada partícula de luz disponível.

O que causa a cor do brilho nos olhos?

O reflexo nem sempre é da mesma cor. Ele pode ser:

  • Verde

  • Amarelo

  • Azul

  • Laranja (mais raro)

Essa variação ocorre por causa da composição celular do tapetum, da quantidade de zinco presente e até da idade do gato. Alguns gatos com olhos claros, como os siameses, podem até ter reflexos mais azulados. Já gatos pretos costumam apresentar reflexo mais esverdeado ou dourado.

Gatinhos também têm brilho nos olhos?

Sim, mas de forma diferente! Em filhotes muito jovens (até 6 semanas), o brilho pode parecer mais azulado ou leitoso, pois seus olhos ainda estão em desenvolvimento. Com o tempo, o tapetum se desenvolve completamente e a cor do reflexo se estabiliza.

 Curiosidade extra: humanos não têm tapetum lucidum

Por isso que nossos olhos não brilham no escuro e nossa visão noturna é muito inferior à dos gatos. Em fotos com flash, porém, nossos olhos podem aparecer vermelhos  isso acontece por outro motivo: o reflexo da luz no sangue dos vasos da retina, já que nós não temos a camada reflexiva protetora que os felinos têm.

 O brilho é apenas para enxergar? Não só isso!

Além da função visual, o brilho nos olhos pode ter uma função de comunicação entre animais e até de intimidação de predadores ou rivais. Imagine estar na floresta e ver dois pontos brilhando fixos em você a maioria dos animais preferiria fugir.

Conclusão: o olhar brilhante do gato é uma obra da natureza

Aquilo que parece um mistério assustador à noite é, na verdade, uma incrível adaptação evolutiva. O brilho nos olhos dos gatos revela o quanto a natureza é inteligente e fascinante.

Então, da próxima vez que seu bichano te observar no escuro com aqueles olhos luminosos, lembre-se: Ele não está possuído  só está pronto para enxergar o que você jamais veria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar

ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo