CuriosidadesEntretenimento

Inverno de 2025 chega com temperaturas mais amenas e clima típico da estação

Com início na sexta-feira (20), às 23h42, estação marca o retorno de um inverno mais próximo do padrão climático, sem influência de El Niño ou La Niña

O inverno de 2025 começa oficialmente nesta sexta-feira, 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), trazendo uma mudança no comportamento climático em relação aos últimos anos. Após dois invernos atipicamente quentes, os meteorologistas indicam que, neste ano, a população brasileira — especialmente do Centro-Sul finalmente sentirá o frio típico da estação. Ainda assim, o fim do inverno deve apresentar temperaturas acima da média em boa parte do país, mas sem os extremos observados recentemente.

Verão chega com cenário típico para a estação, avalia Tempo Ok - CanalEnergia

Um inverno “de verdade” para o Brasil

Depois de dois anos consecutivos marcados por temperaturas elevadas e até ondas de calor durante o inverno, a expectativa para 2025 é de um cenário mais fiel ao comportamento climático tradicional da estação.

De acordo com a equipe do Climatempo, neste ano, os moradores de estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul poderão perceber a presença de um inverno mais rigoroso — com madrugadas frias, formação de geadas e dias nublados.

A principal diferença em 2025 é o estado de neutralidade térmica no Oceano Pacífico Equatorial, o que significa a ausência dos fenômenos El Niño (que aquece as águas) e La Niña (que esfria). Essa condição cria um ambiente climático mais estável, sem grandes anomalias.

O que esperar do clima neste inverno

Começa hoje | INVERNO 2025 já dá sinais em cidades brasileiras

Segundo os meteorologistas, a neutralidade térmica permitirá a atuação de massas de ar frio mais intensas, especialmente entre julho e agosto. Isso favorece a ocorrência de:

  • Frio mais persistente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste;

  • Possibilidade de geadas em áreas elevadas do Sul e do Sudeste;

  • Dias secos no interior do Brasil, por causa do avanço do ar polar;

  • Amplitude térmica alta — com manhãs geladas e tardes mais amenas.

Apesar disso, a tendência geral é de que, no final da estação, os termômetros subam novamente, com temperaturas acima da média em praticamente todo o território nacional.

No Norte e no Nordeste, as mudanças serão mais sutis. As temperaturas continuarão elevadas, com redução das chuvas e sensação térmica um pouco mais amena nas madrugadas em áreas de planalto e serra.

Mudança no padrão após anos de calor

O clima dos dois últimos invernos (2023 e 2024) foi diretamente impactado por eventos climáticos extremos. O El Niño de 2023/2024, por exemplo, contribuiu para o bloqueio de frentes frias e aumento da temperatura média em várias regiões do país.

Essa alteração no padrão fez com que muitos brasileiros se perguntassem se o inverno “tinha acabado”. Em várias capitais, como Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, os meses tradicionalmente frios foram marcados por recordes de calor fora de época.

Com o retorno de um inverno climatologicamente “normal”, segundo os especialistas, o ano de 2025 representa uma espécie de reequilíbrio natural. O cenário é ideal, por exemplo, para produtores agrícolas, que dependem da previsibilidade climática para safras sensíveis ao frio, como uva, café e trigo.

Cuidados típicos da estação

Com a chegada do frio mais intenso, também retornam os cuidados com a saúde. As doenças respiratórias, como gripe, resfriado, rinite e asma, tendem a se intensificar, especialmente entre crianças e idosos. A recomendação dos médicos é reforçar a vacinação, manter os ambientes arejados e uma boa hidratação.

Além disso, com o ar mais seco, é importante manter a umidificação de ambientes internos e redobrar a atenção com a qualidade do ar, principalmente em grandes centros urbanos, onde a poluição tende a se concentrar nos dias frios e sem vento.

Um convite ao aconchego

Com lareiras acesas, cobertores no sofá e bebidas quentes nas mãos, o inverno de 2025 promete resgatar aquele clima que muitos brasileiros sentiam falta. Seja para curtir um chocolate quente na serra ou para tirar o casaco do armário, o frio está de volta  e com ele, o charme da estação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo