Saúde e Bem Estar

Cigarro eletrônico: jovem relata ter buraco no pulmão após anos de uso

Fumar vape pode causar danos graves aos pulmões, incluindo pneumotórax, como o caso de Joe Lawrence, de 25 anos.

O uso de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes, vem crescendo entre jovens e adolescentes. Apesar da falsa sensação de segurança em torno desses dispositivos, os riscos à saúde são reais e podem ser graves. Um exemplo recente é o caso de Joe Lawrence, um americano de 25 anos que teve um buraco no pulmão após anos de uso frequente de vape.

Entenda quais os riscos do cigarro eletrônico

Fumar vape pode causar danos graves aos pulmões

Joe conta que fumava vape “todos os dias durante anos” e que, recentemente, foi levado às pressas para o pronto-socorro com dificuldade para respirar. Ele foi diagnosticado com pneumotórax traumático, uma condição na qual o ar escapa do pulmão e causa colapso.

Joe relata experiência com pneumotórax

“Quase tive um colapso total do pulmão”, relata Joe. Ele diz que parou de fumar vape há mais de um ano, mas ainda enfrenta as consequências do uso do dispositivo. “Por favor, cuidem-se e pensem em parar de fumar. Não vale a pena”, completou ele.

Pneumologista alerta para os perigos do vape

A pneumologista Andrea Sette, do Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or, explica que os vapes podem causar diversos problemas respiratórios, como asma exacerbada, tosse, falta de ar, pneumonia e até insuficiência respiratória aguda. “Há uma falsa sensação entre os jovens de poder fumar estes cigarros eletrônicos sem culpa, achando que eles não causam problemas, o que é uma ilusão”, afirma a médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo