Conheça a história do surgimento dos BATE BOLA no Rio de Janeiro
Os BATE BOLA é uma cultura bem popular e única no Rio de Janeiro, conheça a história e saiba o que são os chamados "BATE BOLA"
O nome BATE BOLA pode ser definido também em dois, como: Clóvis ou Soldado. No final das contas, podem ser chamados de nomes diferentes, mas a fantasia é a mesma.
As fantasias do BATE BOLA são características carnavalesticas do subúrbio do estado, como da zona norte, oeste e da baixada fluminense.
Como a tradição dos BATE BOLA surgiu?
A tradição veio por parte dos colonizadores portugueses, tudo isso há mais de 500 anos. Há uma suposição que o nome Clóvis veio de uma palavra inglesa conhecida como clow, que traduzida para o português, significa palhaço.
Mas, a origem do BATE BOLA ainda gera discussões, pois há quem diga que o surgimento foi no Rio de Janeiro com influência dos colonizadores portugueses, e outros dizem que veio de influência de outras festas.
O design moderno dos BATE BOLA foram feitos em meados do século XX, por meio de um grupo de pessoas. Na época a fantasia era encarada como a de um bicho-papão.
Muitos encaram a finalidade da fantasia para apenas assustar, mas ela não foi criada com essa intenção. No início essa fantasia apelidada primeiramente como Clóvis, e hoje é conhecida popularmente como BATE BOLA, elas se pareciam bastante como palhaços.
Até semelhavam como uma fantasia de palhaço, mas haviam uma diferença, que eram as máscaras e as bolas que ficavam batendo no chão quando corriam.
Naquele tempo isso era enxergado como um algo interessante, diferente dos dias atuais. Atualmente essas bolas são utilizadas com a finalidade de bater.
Conheça a importância histórica dos BATE BOLA
Há relatos que na época do surgimento, as fantasias eram utilizadas por escravos para simbolizar atos de protestos contra a opressão e não seguiam as regras que eram impostas.
Eles iam em locais estratégicos e faziam barulheira com as bolas no chão e dizem coisas como, “liberdade”. Isso era um ato simbólico para demonstrar que eles unidos eram bem fortes.
Naquele tempo era apenas utilizado para defesa. Mas hoje em dia, o conceito do objetivo mudou, e as turmas de BATE BOTA geralmente conflitam entre si e não são unidas.