Saúde e Bem Estar

Testes de 30 segundos que mostram se você tem um corpo saudável

O risco de adoecer aumenta drasticamente à medida que envelhecemos e nosso sistema imunológico se torna mais fraco, segundo os médicos. Embora seja recomendável que você faça um check-up físico completo a cada 2 anos, aqui estão alguns testes rápidos que você pode tentar em casa para sua própria paz de espírito. Isso levará apenas 30 segundos e permitirá que você saiba se está tudo bem com seu corpo ou não.

O Bright Side compilou uma lista de 5 testes super rápidos que informarão se você precisa visitar um especialista ou se não há nada com que se preocupar.

1. Aperte firmemente as raízes da unha.

Testes de 30 segundos que mostram se você tem um corpo saudável

Com o polegar direito e o indicador, pressione a parte superior dos dedos das mãos esquerdas apertando as raízes das unhas. Comece com o polegar e segure por 3-5 segundos. Depois disso, continue com os outros dedos e repita o mesmo.

Depois de remover a pressão, o sangue volta rapidamente em não mais de 2 segundos. Nesse caso, seu corpo possui fluxo sanguíneo suficiente. Seus dedos estão intimamente conectados aos seus órgãos internos e, se o teste acima foi doloroso para você, pode haver algo errado. Aqui está o que significa dor em dedos diferentes, de acordo com especialistas:

 

  • Polegar: se apertar a unha do seu polegar foi doloroso para você, isso pode ser um sinal de um problema nos pulmões.
  • Dedo indicador: intimamente associada ao intestino grosso, a dor nesse dedo é uma indicação de problemas no cólon e constipação.
  • Dedo médio: a dor no dedo médio é um sinal de problemas cardíacos.
  • Dedo anelar: o dedo anelar está profundamente associado ao seu coração e, se apertar o topo dele foi doloroso para você, pode ser um sinal de problemas cardíacos.
  • Dedo mindinho: a dor no dedo mindinho indica problemas com o intestino delgado.


2. Aperte a mão em um punho.

Testes de 30 segundos que mostram se você tem um corpo saudável

Para este teste, faça um punho e segure sua mão na mesma posição. Após 30 segundos, abra o punho e você notará que sua palma ficou branca. Quando você fecha o punho, seus vasos sanguíneos ficam apertados, restringindo o fluxo sanguíneo para a mão.

Se depois de liberar a mão, o sangue volta correndo, significa que seus vasos sanguíneos estão funcionando bem e você está saudável. Por outro lado, se demorar um pouco para que a palma volte ao seu vermelho habitual novamente, pode ser um sinal de arteriosclerose.

3. Estique os músculos das nádegas.

Testes de 30 segundos que mostram se você tem um corpo saudável
  • Deite-se confortavelmente com o rosto voltado para o chão.
  • Mantenha os dois braços retos ao seu lado.
  • Mantenha a perna esquerda plana e levante lentamente a perna direita.
  • Dobre a perna no joelho e mantenha essa posição por 30 segundos.

Se você fizer isso com sucesso, seu corpo estará saudável. Mas, se o teste foi doloroso para você, você pode ter um problema com o glúteo máximo, um dos músculos mais fortes do seu corpo.

4. Mantenha as pernas levantadas por 30 segundos.

Testes de 30 segundos que mostram se você tem um corpo saudável
  • Deite-se de frente para o chão.
  • Mantenha os braços esticados ao lado do corpo no chão.
  • Levante as duas pernas, mantendo o corpo imóvel.
  • Mantenha essa posição por 30 a 35 segundos.

Se você conseguiu fazer o que precede sem contrair as pernas ou movê-las, seu corpo está saudável. Por outro lado, se você achou essa tarefa realmente difícil, pode haver algo errado com seu abdômen ou coluna vertebral.

5. Levante a parte superior do corpo e fique parado.

Testes de 30 segundos que mostram se você tem um corpo saudável
  • Deite-se confortavelmente com o corpo contra o chão.
  • Levante apenas a parte superior do corpo, incluindo as mãos, levemente.
  • Mantenha essa posição por 30 a 35 segundos.

Se você passar neste teste sem dificuldade, seu corpo estará saudável. Se você falhar, pode haver um problema com sua coluna.

Lembre-se de que esses testes não são uma alternativa aos testes reais realizados por um profissional, mas apenas uma rápida verificação automática que você pode realizar em casa. Se você tiver algum sintoma problemático, não demore em consultar um médico.

Você conseguiu passar nos testes? Quais são as medidas naturais que você toma para se manter saudável e ativo? Compartilhe seus segredos conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo