Curiosidades

Por que não sentimos o cheiro do nosso perfume depois de alguns minutos?

Imagine que você resolveu comprar um perfume caro e muito badalado de uma loja chique para usar apenas em uma ocasião importante. Então, esse dia finalmente chega e você resolve pulverizar uma enorme quantidade do perfume em si mesmo, sentindo-se uma pessoa agradavelmente cheirosa. No entanto, depois de alguns minutos, esse perfume agradável no seu corpo não consegue ser captado pelo seu nariz, ainda que as pessoas ao seu redor sintam o seu aroma normalmente. Bem, apesar de hipotética, casos semelhantes acontecem o tempo todo com várias pessoas e pode, inclusive, ter acontecido com você também. Mas afinal, por que isso acontece?

Basicamente, o que acontece é que o nosso olfato tende a “ficar acostumado” com certos aromas, especialmente com aqueles muito “familiares”. Os cientistas ainda não sabem exatamente por que o nosso cérebro se acostuma com um cheiro em particular tão rapidamente, mas o que eles já são capazes de concluir é que esta é a razão pela qual os humanos percebem cheiros estranhos ou novos tão facilmente. Os pesquisadores acreditam que essa mesma característica pode ter dado aos humanos do passado uma vantagem considerável quando eles lidavam com situações de risco de vida, como resistir ao ataque de um predador, encontrar comida onde não estava prontamente disponível e assim por diante.

Como o nariz humano tende a se acostumar rapidamente a cheiros específicos, acabou surgindo uma grande necessidade entre os vendedores de perfume para que eles consigam se certificar de que os narizes de seus clientes em potencial estejam “limpos” antes que eles cheirem cada perfume diferente. Para isso, existem vários métodos que ajudam a “liberar” o nariz de qualquer “cheiro residual” que a pessoa possa ter adquirido de algum outro objeto. Cheirar grãos de café, um pedaço de lã ou até mesmo um dos antebraços são algumas das técnicas mais comuns utilizadas pelos vendedores das perfumarias.

Por isso, da próxima vez que você estiver usando um perfume requintado e não conseguir sentir o cheiro da fragrância, lembre-se que alguns grãos de café podem ajudá-lo a “limpar” o nariz e obter um cheiro fresco. Desse modo, você poderá ter a total certeza de que ainda está “cheirando bem”!

O nosso olfato é realmente interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Fonte: TriCurioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo