Fatos Curiosos https://www.fatoscuriosos.com.br/2019/05/gatos-podem-ver-coisas-que-nao-vemos.html

Gatos podem ver coisas que não vemos?


Se você possui um gato, provavelmente, você já deve ter tropeçado nele durante a noite e deve ter recebido aquele olhar que quase diz "você não me viu aqui, humano?". Muitas pessoas acreditam que os gatos podem ver melhor que os humanos no escuro. Na verdade, o que muita gente não sabe é que o limite mínimo de detecção de luz de um gato é cerca de 7 vezes menor do que o dos humanos.

Como nós, os olhos dos gatos precisam de luz para formar as imagens. Assim, eles não podem enxergar no escuro, ao menos não com seus olhos. Seus olhos são construídos para capturar luz. A forma arredondada da córnea os ajudam a capturar e focar a luz. O posicionamento de seus olhos permite um campo de visão de 200º e eles não precisam piscar para lubrificar seus olhos.

O que lhes dá vantagem para enxergarem durante a noite é uma membrana chamada tapetum lucidum e a composição dos receptores de luz na retina. Esses receptores da retina enxergam em dois formatos: bastonetes e cones. As hastes respondem à mudanças nos níveis de luz (preto e branco). Já os cones reagem as cores. Cerca de 80% das células receptoras de luz em uma retina humana são bastonetes.

Em contraste, cerca de 96% dos receptores nos olhos de um gato são bastonetes. Eles se atualizam mais rapidamente do que os cones, dando uma visão mais rápida para esses animais. O tapetum lucidum é uma camada reflexiva posicionada atrás da retina de gatos, cães e outros mamíferos. A luz que passa através da retina rebate nessa membrana de volta para os receptores.

Essa membrana costuma dar aos olhos dos animais um reflexo verde ou dourado na luz brilhante, se comparado ao efeito de olhos vermelhos nos humanos. Gatos siameses e alguns outros com olhos azuis, apesar de possuírem essa membrana, possuem algumas células "anormais". Seus olhos brilham vermelhos e podem refletir mais fracamente do que os demais. Assim, os siameses podem não enxergar no escuro como os demais.

Super visão UV



De certa forma, os gatos podem ver no escuro. A luz ultravioleta (UV), ou luz negra, é invisível para os olhos humanos. Por isso, se uma sala fosse iluminada somente por UV, ela seria completamente escura para nós. Isso ocorre porque os olhos humanos bloqueiam esse tipo de luz. A maioria dos outros mamíferos, incluindo os gatos, possuem olhos adaptados para capturar a luz ultravioleta.

Essa super visão é extremamente útil para um gato ou outro predador, facilitando o rastreamento de trilhas de urinas fluorescentes ou presas camufladas. As hastes da retina felina os tornam sensível a luz, o que significa que há menos espaço para os cones. Os cones são receptores de cor dos olhos.

Alguns cientistas acreditam que os gatos, assim como os humanos, possuem três tipos de cones. No entanto, sua sensibilidade de cor de pico é diferente da nossa. As cores de pico em humanos são vermelho, verde e azul. Os gatos, por outro lado, veem o mundo menos saturado. Principalmente em tons de azul-violeta, amarelo-esverdeado e cinza. Sua visão também pode ficar embaçada para algumas distâncias (mais de 6 metros).


Enquanto os gatos e cachorros podem detectar melhor o movimento do que nós durante a noite, os seres humanos são de 10 a 12 vezes melhores em rastrear o movimento sob luz forte. A mesma membrana que lhes permite ver à noite, durante o dia lhes reduz a acuidade visual, sobrecarregando a retina com a luz.

Outras formas de ver


Um gato para "ver" no escuro usa de outros sentidos, como a ecolocalização dos morcegos. Gatos não possuem músculos para mudar a forma da "lente" de seus olhos, então os gatos não podem ver tão claramente quanto nós. Portanto, eles confiam em seus bigodes que detectam pequenas vibrações, construindo um mapa tridimensional do que está ao seu redor.

Quando sua presa (ou seu brinquedo favorito) está dentro da faixa de alcance, eles podem estar muito próximos para ele enxergar. Assim seus bigodes entram em ação para formar uma especie de teia para rastrear seu movimento. Além da contribuição de sua audição para fazer tal mapeamento.

Gatos podem ouvir tons mais altos até 64 GHz, o que é uma oitava acima do alcance de um cão. Os gatos giram seus ouvidos para identificar a origem dos sons. Os gatos ainda contam com o cheiro para entenderem o ambiente. O olfato dos gatos possui duas vezes mais receptores do que os humanos. Eles ainda possuem um órgão vomeronasal que lhes ajuda a sentir o cheiro de produtos químicos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!

Compartilhar:

Assine e receba novidades!

Notificação