Curiosidades

5 erros que todo mundo comete ao fazer pipoca na panela

A pipoca é certamente um dos petiscos mais populares na hora de assistir um filme, afinal ela é gostosa, barata e muito fácil de fazer. No entanto, por trás de toda a praticidade do preparo da famosa pipoca de panela, existem alguns pequenos erros que praticamente todo mundo comete ou já cometeu, apesar da maioria não se atentar a esses deslizes. A seguir estão listados os principais erros cometidos segundo a opinião de chefs de cozinha. Confira!

1. Usar muito óleo

Ainda que você não esteja nenhum pouco preocupado com o corte de calorias na sua dieta, a verdade é que se você derramar muito óleo na panela, você certamente terá uma bagunça em suas mãos. De fato, os grãos de milho saturados com óleo tendem a não estourar corretamente, e quando eles estouram, eles acabam caindo diretamente em uma poça de óleo, o que os deixarão totalmente empapados de gordura. Por isso, é preciso lembrar que “menos é mais” quando se trata de preparar a pipoca com óleo. Experimente adicionar apenas o suficiente para girar os grãos no fundo da panela. Duas colheres de sopa de óleo geralmente são suficientes para obter o resultado ideal.

2. Usar grãos de milho já velhos

Grão de milho muito velhos, perfurados ou simplesmente ruins nunca se transformarão em pipocas deliciosas. Existem muitas marcas boas de milho disponíveis na maioria dos supermercados, mas é preciso levar em conta o fato de que, uma vez que a embalagem é aberta, o ar e a umidade se tornam os inimigos desses grãos. Por isso, o ideal é utilizá-los em poucos dias depois da embalagem ter sido aberta.

3. Não checar a panela constantemente

Basta você se afastar alguns segundos da panela com a sua pipoca para ter todo o seu lanche arruinado. A pipoca pode queimar muito facilmente, mas você pode evitar isso ao simplesmente ficar observando a panela sem se envolver em distrações. Por isso, recomenda-se o uso de uma tampa de vidro para que você possa assistir os grãos pulando para todos os lados. Outra dica eficaz é diminuir a temperatura do fogo assim que os grãos começarem a estourar.

4. Não sacudir a panela

Quando você for fazer pipoca no fogão, lembre-se de mexer e sacudir a panela de tempos em tempos. Se os grãos se assentarem na superfície quente do fundo de uma panela por um longo período de tempo, eles podem queimar, causando uma grande perda, já que a fumaça e o cheiro intenso podem ser suficientes para estragar todas as outras pipocas. Lembre-se de agitar a panela com mais frequência à medida que o barulho dos grãos estourando se intensifica.

5. Tentar ser eficiente demais

Você nunca será capaz de fazer com que cada grão de milho vire pipoca, pelo menos não na primeira tentativa. Na verdade, você até pode fazer uma grande bagunça se tentar isso! Os verdadeiros aficionados da pipoca sempre estão dispostos a sacrificar alguns grãos para o benefício de muitos, mas o problema é que varias tentativas de estourar cada grão de milho, independentemente do método usado, geralmente resultam na queima daquelas que estouraram ainda no início do processo.

E você, já cometeu algum desses erros? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Fonte: TriCurioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo