10 Coisas que você não sabia sobre espártaco
O Império Romano foi um dos maiores que já existiu em todo o mundo. Com certeza, você já deve ter ouvido histórias sobre Roma e seu poderoso exército. Também já deve ter ouvido algo sobre a crueldade da civilização. Podemos ter alguma noção sobre quão cruéis eles eram por conta das lutas entre gladiadores.
Além dos gladiadores, é provável que você também já tenha ouvido falar sobre os imperadores romanos. Como por exemplo, Calígula e Nero. Mas talvez você nunca tenha ouvido falar de Espártaco. Ele foi um ex-gladiador e líder de um exército revoltado com o Império Romano. A história dele mostra como a grande quantidade de escravos no Império Romano criou um desequilíbrio social e deixou claro que os romanos tinham criado o seu próprio pesadelo. Se você não conhece nada sobre Espártaco, falamos alguns fatos sobre ele aqui.
1 – Origem
Espártaco nasceu por volta de 111 a.C. Ele era trácio, uma tribo indo-europeia, que ficava perto do Império Romano, na Bulgária. O começo da história desse guerreiro é desconhecido, mas acredita-se que ele era nômade.
2 – Exército
No começo, o homem fazia parte do exército romano. Mas ele não gostava das regras que eram impostas e queria poder controlar a sua própria vida e por isso deixou seu lugar no exército. Segundo alguns historiadores, ele era um oficial auxiliar romano. Isso quer dizer que ele oferecia seu serviço até deixar o exército.
3 – Captura
A fuga de qualquer exército não é uma coisa fácil, principalmente do romano. Depois de fugir, Espártaco foi capturado e se tornou escravo por causa de sua deserção. Enquanto escravo, ele foi comprado por um homem chamado Lentulus Batiatus, que o colocou na escola de gladiadores.
4 – Gladiador
Espártaco foi treinado para ser um murmillo, que é um gladiador pesado. Ele lutava com espadas de até um metro e usava um escudo chamado escudeiro de defesa. E eles lutavam com o peito descoberto e descalços.
5 – Fuga
O homem era realmente bom com fugas. Tanto que, como gladiador, ele organizou uma outra fuga e nesta, levou consigo outros 70 escravos. Essa fuga foi planejada e feita na escola de gladiadores. Eles tinham utensílios de cozinha como armas enquanto lutavam por sua liberdade. E quando eles conseguiram sair de lá, pegaram carroças com armas e lutaram com a polícia local. Depois disso, foram para o sul e ficaram no Monte Vesúvio.
6 – Recrutamento
Enquanto viajavam para o sul, eles começaram a lutar para libertar outros escravos e recrutá-los para o lado deles. O que não era muito difícil, já que qualquer coisa era melhor do que a escravidão.
7 – Guerra
A guerra provocada por Espártaco foi chamada de Terceira Guerra Servil. No começo, os romanos não consideravam a guerra como um confronto completo e achavam que era mais uma questão policial. Mas conforme as coisas aumentavam, os romanos viram que eles não eram escravos comuns.
8 – Exército
O exército começou com os 70 fugitivos e depois aumentou rapidamente para mais de 65 mil homens. Assim, três destes homens foram escolhidos para liderá-los: Espártaco e dois escravos gálicos, Crixus e Oenomaus. E por mais que ele fosse composto principalmente por ex-escravos, Espártaco deixou que pastores da região se juntassem a eles.
9 – Terceira vez
Espártaco não foi o primeiro a se rebelar e nem mesmo o seu exército foi o primeiro que Roma tentou derrubar. A primeira e a segunda Guerra Servil aconteceram na Sicília. A segunda teve um confronto de quatro anos entre os escravos e o império de Roma. Mas o exército de Espártaco era o maior e mais organizado do que os outros que se revoltaram antes.
10 – Derrotas
Com a liderança de Espártaco, o exército rebelde conseguiu derrotar nove exércitos romanos separados durante a guerra. E eles causaram o caos no campo. Além de atacar agressivamente os exércitos romanos que subestimavam a capacidade dos escravos.
Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!