CotidianoHistória

Parasita raro causa perda de 90% da visão em dentista por mau uso de lentes de contato

Dentista mineira alerta para os perigos do uso incorreto de lentes e relata sua luta para recuperar a visão

A dentista Nicole Géo, de Belo Horizonte (MG), viveu um pesadelo após contrair um parasita raro que a fez perder 90% da visão do olho esquerdo. A causa? O uso incorreto de lentes de contato. A história da jovem, que viralizou no TikTok, serve como um alerta sobre os perigos do mau uso das lentes e a importância de seguir as medidas de higiene rigorosamente.

Nicole Géo compartilhou no TikTok o processo de diagnóstico e tratamento

Descuido com as lentes leva à perda da visão

Nicole relata que não tinha o devido cuidado com as lentes de contato, dormindo com elas e higienizando-as de forma inadequada. “Hoje em dia pago um preço caro por isso”, afirma. A bactéria Acanthamoeba, presente em água doce e que se multiplica em recipientes mal higienizados, se instalou em seu olho, causando uma grave infecção.

Por uso indevido da lente, ela teve parasita que come córnea e perdeu visão

Sintomas e tratamento

Quinze dias após o início dos sintomas, Nicole já havia perdido totalmente a visão do olho esquerdo. A dor era tanta que ela precisava tomar morfina para conseguir lidar com a situação. Passou por mais de 20 cirurgias, incluindo transplantes, em busca de recuperar a visão, mas até o momento, apenas 10% da visão foi recuperada.

Oftalmologista alerta para os cuidados com as lentes

O oftalmologista Gustavo Serra, do Visão Hospital de Olhos, de Brasília, reforça a importância do uso correto das lentes de contato. “É fundamental armazená-las em líquidos próprios e nunca usar água do filtro para limpá-las. Nadar com lentes de contato também é contraindicado, especialmente em lagos, rios e piscinas”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo