Saúde e Bem Estar

8 coisas que os pais raramente fazem pela saúde dos bebês que os médicos aconselham

Dar uma massagem a bebês prematuros provou ter efeitos milagrosos, ajudando os bebês a deixar o hospital mais cedo do que o esperado. Estudos demonstraram que bebês prematuros que receberam massagem terapêutica diária se desenvolveram mais rapidamente, seu sistema imunológico melhorou e sua saúde geral melhorou. Mas essa é apenas uma das práticas “adultas” que também são úteis para bebês.

No Bright Side, selecionamos várias coisas que os pais consideram extremamente benéficas para apoiar o crescimento e o sistema de saúde de seus bebês.

1. Reflexologia para alívio do estresse

8 coisas que os pais raramente fazem pela saúde dos bebês que os médicos aconselham

É quase uma ação instintiva para algumas mães esfregar as mãos ou os pés de seus filhos quando estão inquietos. O que não é tão conhecido, porém, é que os bebês também respondem à reflexologia. Uma massagem suave nos pés pode ajudá-los a relaxar e adormecer mais facilmente e pode ser usada como rotina diária.

Como fazer isso:

 

  • Aqueça a área esfregando suavemente os pés do seu bebê.
  • Comece massageando a área suavemente e veja como o bebê responde.
  • Você pode fazer disso uma rotina diária para ajudar a aliviar o estresse do bebê.

2. Tocar e acariciar a saúde mental

8 coisas que os pais raramente fazem pela saúde dos bebês que os médicos aconselham

Como pai, você provavelmente quer acariciar seu filho instintivamente. Mas também foi comprovado cientificamente que crianças que foram tocadas e nutridas mais pelos pais quando bebês têm melhor saúde mental quando adultos porque desenvolvem conexões neuronais mais fortes. “Ter um hipocampo quase 10% maior apenas fornece evidências concretas do efeito poderoso de nutrir”, escreve Joan L. Luby, MD, professora de psiquiatria infantil.

3. Massagem para relaxar e melhorar a saúde

8 coisas que os pais raramente fazem pela saúde dos bebês que os médicos aconselham

A massagem é uma forma muito popular de alívio do estresse para adultos, mas também tem o mesmo efeito em bebês. Massagear o bebê faz com que se sintam seguros e macios, além de ajudar os bebês que sofrem de gases, cãibras, cólicas e constipação. Também reduz os níveis de estresse. Mais do que isso, a pesquisa mostrou que dar uma massagem diária a bebês prematuros ajudou seu crescimento e desenvolvimento ósseo.

Como fazer isso:

 

  • Esfregue lenta e suavemente o corpo do bebê, da ponta aos pés, enquanto estiver de costas.
  • Você pode colocar seu bebê de bruços e repetir a mesma coisa de costas.
  • Durante o processo, converse com seu bebê e mantenha contato visual com ele. Isso os ajudará a relaxar e a se sentir seguro.
  • Você pode repetir isso várias vezes ao dia, desde que o bebê goste. Você também pode tentar um pouco de óleo essencial ou óleo de bebê. Mas não se esqueça de aplicar uma pequena quantidade na pele do seu bebê com antecedência para testar reações alérgicas ou sensibilidades.

4. Tempo de barriga para músculos mais fortes

8 coisas que os pais raramente fazem pela saúde dos bebês que os médicos aconselham

A hora da barriga não é apenas um momento divertido entre pais e bebês. Deve ser uma prática regular, porque realmente ajuda o bebê a construir músculos mais fortes. Dessa forma, engatinhar e sentar será muito mais fácil para o bebê à medida que envelhecer.

Como fazer isso:

 

  • Para começar, mantenha seu bebê em seu peito por curtos períodos de tempo, mesmo logo após o nascimento.
  • Progressivamente, estenda o tempo em que estão de barriga. Verifique se você está totalmente alerta o tempo todo.
  • Depois de um tempo, o bebê estará pronto para fazer a mesma coisa no chão. Use uma toalha ou um lençol de algodão dobrado sob as axilas do bebê para que ele levante a cabeça, pois é difícil para os bebês fazê-lo por conta própria.

 

5. Vibrações e ruído branco para acalmar seu bebê

As vibrações são comprovadamente uma das melhores maneiras de acalmar seu bebê chorando. Os dispositivos de ruído branco têm exatamente o mesmo efeito, além de ajudar os bebês a adormecer e dormir mais. Secadores ou máquinas de lavar tornaram-se salvadores de pais desesperados. Os sons estáticos, dizem os especialistas, são semelhantes aos ruídos corporais que um bebê ouve no útero.

Como fazer isso:

 

  • Pegue uma cadeira infantil e coloque-a no aparelho. Coloque seu bebê confortavelmente nele e segure o assento para evitar que ele se desloque do lugar.
  • Ligue a máquina e deixe as vibrações do aparelho acalmarem lentamente seu bebê.

6. Dirija com seu bebê para ajudá-lo a dormir.

8 coisas que os pais raramente fazem pela saúde dos bebês que os médicos aconselham

Conduzir seu bebê a dormir realmente funciona e os especialistas dizem que devemos tentar mais. O movimento do carro funciona como uma canção de ninar para os bebês porque imita o movimento que os bebês sentem dentro do útero. Isso faz com que se sintam seguros e pacíficos como na barriga da mãe. Tracy Cassels, psicóloga do desenvolvimento, disse que “[o motor do carro] é um ruído branco ao qual os bebês também estão acostumados. Este é um tipo de som abafado no útero.

7. Mistura de bicarbonato de sódio para picadas de insetos e mosquitos

8 coisas que os pais raramente fazem pela saúde dos bebês que os médicos aconselham

Especialmente durante os meses de verão, mosquitos e insetos podem ser difíceis para nossos pequenos (e para nós também). Uma pasta natural de bicarbonato de sódio e água alivia-os da dor e coceira. O refrigerante alcalino neutraliza e facilita o inchaço ácido.

Como fazer isso:

 

  • Basta misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em água e criar uma pasta grossa que possa ser aplicada facilmente na pele.
  • Aplique a pasta suavemente na mordida e deixe fazer o trabalho.
  • Limpe-o com uma almofada de algodão quente.

8. A alimentação nem sempre é a resposta para chorar.

8 coisas que os pais raramente fazem pela saúde dos bebês que os médicos aconselham

Isso é mais um “não-não”, mas é um conselho importante vindo dos especialistas de Harvard. A maioria dos pais costuma responder a cada choro com a alimentação. Os médicos dizem que esse é um problema sério que pode levar a um bebê com excesso de peso. O choro de um bebê não significa necessariamente fome, mas também fadiga, tédio ou desconforto. “Se toda vez que um bebê faz barulho, é alimentado, depois de um tempo pode começar a pensar em alimentação como o que precisa … criando associações prejudiciais à alimentação que são difíceis de desfazer”, diz um médico de Harvard.

O que tentar em vez disso:

 

  • Se você alimentou seu bebê recentemente, tente conversar ou brincar com ele.
  • Você também pode tentar segurar ou acalmar para ajudá-los a relaxar.
  • Há também a possibilidade de que seja necessária uma troca de fraldas.

Você tem alguma dica especial para compartilhar que ajudará os novos pais com seus bebês? Sinta-se livre para adicioná-los nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo