História

Conheça os ciclopes: os gigantes de um olho só da mitologia grega

Conheça os ciclopes: os gigantes de um olho só da mitologia grega

Você provavelmente já viu um ciclope em um filme de Hollywood. Esses gigantes com um só olho são bastante conhecidos e populares nas produções cinematográficas. O que, talvez, você não saiba é que os gregos e romanos deixaram para o mundo uma fascinante herança de lendas mitológicas que apresentavam essas criaturas incríveis.

Os ciclopes são representados como seres pertencentes à mitologia grega. Eles ficaram conhecidos por serem os grandes construtores de sua época e por terem características físicas bastante peculiares. Com apenas um olho e uma altura anormal, os ciclopes eram um subtipo de gigantes.

Suas origens são muito variadas, no entanto, acredita-se que eles apareceram pela primeira vez nos territórios de Malta, Creta, Chipre e Sicília. Estudos científicos do final de 1914 indicaram que essas grandes criaturas, tão enigmáticas e misteriosas, podem ter existido. Será mesmo? Confira!

Conheça os ciclopes: os gigantes de um olho da mitologia grega
Ciclopes na mitologia grega

 

Conheça os ciclopes: os gigantes de um olho da mitologia grega

Como surgiu o ciclope?

De acordo com algumas lendas antigas, o Ciclope foi gerado por Urano, Deus do céu, e Gea (Gaia), Deusa da terra. Urano desprezava seus filhos ciclopes por causa de suas características físicas e, por isso, acabou condenando-os ao exílio nas profundezas da terra. É por isso que o ciclope é conhecido como um ser impertinente, raivoso, agressivo e arrogante.

Segundo a mitologia grega, o olho único do ciclope era muito grande e ficava localizado no centro da testa. Acredita-se que este olho tinha poderes especiais, como a capacidade de desintegrar quase tudo com apenas um olhar.

Ainda segundo a mitologia grega, existem duas gerações de ciclopes: a primeira geração foi formada por três irmãos, que foram chamados de “Artífices Principais”. São eles: Arges (brilho), Brontes (trovão) e Steropes (relâmpago). Estes eram os filhos de Gaia e Urano.

A segunda geração foi formada por um grupo de ciclopes que viviam na Sicília, com a descendência de Poseidon. O mais famoso desses ciclopes é Polifemo, um dos protagonistas da Odisseia de Homero.

Relatos indicam que, no passado, as ilhas do Mediterrâneo eram habitadas por essa raça de gigantes, os Ciclopes. Fósseis encontrados na região podem ser a prova de tal afirmação, já que grandes crânios destacando a cavidade arredondada de um olho foram relatados nessa área.

Contudo, pesquisadores modernos acreditam que, na verdade, esses fósseis antigos eram crânios de elefantes, que possuem um enorme orifício nasal que ancora os músculos que movem sua tromba. Como os fósseis foram encontrados há centenas de anos atrás, era aceitável que os antigos pesquisadores e filósofos, que nunca haviam visto um elefante, pudessem acreditar que o esqueleto cefálico fosse de ciclopes.

Conheça os ciclopes: os gigantes de um olho da mitologia grega

Dessa maneira, fica difícil comprovar que a raça de gigante tenha realmente existido na Terra. Estas criaturas provavelmente fazem parte apenas da fantástica narrativa da mitologia grega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo